Expectativas e Resultados (Efeito Pigmaleão)
Uma coisa que aprendi com grandes líderes é que eles tem grandes expectativas sobre seus liderados e que esse detalhe faz toda a diferença.
Expectativas se manifestam na forma de feedbacks, conversas informais e mesmo, de forma inconsciente, em gestos e na escolha de expressões que acabam internalizados por aqueles que recebem essas mensagens.
Quantas vezes não nos pegamos indo além do que achávamos possível para corresponder as expectativas que foram depositadas em nós?
Infelizmente, o oposto também é verdadeiro: se a expectativa é baixa, a tendência é que isso afete negativamente a performance e habilidades das pessoas da equipe.
A psicologia chama de efeito Pigmaleão a versão positiva desse efeito, tendo como base o mito de um escultor chamado Pigmaleão que criou uma estátua tão perfeita e que, com base em sua expectativa de que ela fosse real, ela acabou ganhando vida e se tornou real.
O efeito golem, a versão negativa do efeito Pigmaleão, é muito falado no contexto escolar mas também se aplica às empresas, onde baixas expectativas sobre uma pessoa ou grupo de pessoas podem vir a se tornar uma profecia autorrealizável e acaba por confirmar essa impressão inicial.
De fato, nossas crenças acabam se concretizando em nossos comportamentos e uma das formas de se mudar nossas crenças pessoais é com o reforço positivo ou negativo de como as outras pessoas reagem com relação a nós mesmos.
Uma atitude positiva de um líder pode fazer com que alguém vá muito além da capacidade que ela própria julgava possuir para resolver um problema ou exercitar uma nova habilidade o que acaba por internalizar na pessoa uma nova crença sobre suas habilidades e muda positivamente seu comportamento e autoconfiança.
Os melhores momentos de minha carreira foram com pessoas que acreditavam no meu potencial e, antes disso, se não fossem por professores que acreditaram em mim eu nunca teria saído de onde eu estava. O oposto também é verdade: é muito difícil achar energia para ir adiante quando se tem certeza de que não se espera muito de você, por mais auto-motivados que sejamos essa energia precisa ser reforçada.
Então, preste atenção em sua atitude para com sua equipe e tente tornar consciente o que você espera de cada indivíduo. Expresse suas expectativas de maneira clara e bem definida e preste atenção em gestos e piadas que, por mais que possam parecer inocentes, podem passar justamente a mensagem oposta.
Esteja sempre atento para as diferenças e como cada um reage aos estímulos, em um ambiente diverso, as pessoas reagem de maneiras diferentes e precisam de estímulos diferentes que precisam ser levados em consideração.
Por fim, internalize o potencial ilimitado que cada um tem de desenvolver suas próprias habilidades e ir muito além do que suas crenças originais faziam parecer possível e se surpreenda com os resultados.
Originally published at https://www.linkedin.com.